Cinco indicadores para avaliar a saúde financeira da sua empresa

Cinco indicadores para avaliar a saúde financeira da sua empresa

Em tempos de crise - e mesmo nas melhores épocas para a economia - uma premissa deve se sustentar nas empresas: manter a saúde financeira da organização. Diariamente são muitas informações e processos, mas é imprescindível reservar um tempo para analisar o que pode estar barrando a saúde nas finanças e também para dar continuidade a o que foi planejado para a empresa - sejam metas ou mesmo princípios a seguir na gestão.

A seguir, cinco indicadores - são números que representam uma relação matemática entre determinadas variáveis - pelos quais é possível mensurar em que estado está a saúde financeira da empresa. Todos são matematicamente simples e precisam do auxílio organizacional para que sejam analisados;

GANHO (Margem Bruta): é o quanto a empresa “ganhou” de dinheiro, após vender, pagar impostos e fornecedores diretos. O ganho mostra sua taxa de conversão, ou seja, quanto, em valores, consegue deixar no caixa da empresa. Para encontrar o ganho, é simples: faturamento menos ( - ) custos variáveis.

RESULTADO OPERACIONAL (Margem Operacional): é o indicador responsável por avaliar a performance financeira de determinada atividade econômica, ação, entre outros. Sua fórmula também é básica: ganho  - despesas operacionais.

GERAÇÃO DE CAIXA: é o principal dos indicadores. Indica sobra ou falta de dinheiro. É muito importante conhecer o valor mensal/anual da geração de caixa. Para o cálculo, deve-se subtrair todas as demais saídas após o resultado operacional.

LUCRO LÍQUIDO: é a última linha da DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), emitida pela contabilidade. Sendo uma das maiores responsabilidades do escritório contábil que administra sua empresa, é muito importante solicitá-la, caso não esteja a recebendo. O lucro líquido mostra quanto em dinheiro a empresa gerou, em termos econômicos, sendo então o lucro. Também se pode dividi-lo pelo faturamento e você terá a margem líquida em percentual.

RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS: é resultado da divisão entre o lucro líquido pelo total de investimentos na empresa (LL/I). A partir desse resultado é possível saber quais investimentos valeram a pena e o que pode ser feito daqui para frente.

Aplique esses indicadores à sua empresa, faça testes, mantenha-se questionando resultados que desagradam a gestão e busque sempre o melhor desemprenho.

O crédito que você concede hoje trará lucro amanhã?

A qualidade de suas análises é o que garante a liquidez do seu negócio. Mais crédito, menos riscos.