Concessão de crédito: conheça três etapas essenciais

Concessão de crédito: conheça três etapas essenciais

Para a concessão de crédito que visa aumentar vendas e obter mais resultados, um planejamento aprimorado de concessão ao cliente pode ser a melhor opção.

Para isso, é essencial entender a importância de três etapas: cadastro, crédito e cobrança.

É importante estabelecer parâmetros, principalmente nas primeiras etapas, pois assim, será possível conceder crédito, facilitando a etapa de cobrança.

Cadastro: tem o objetivo de coletar dados a fim de conhecer o cliente. Com essas informações, é possível realizar uma análise de crédito consciente de seu histórico. É importante incluir na ficha cadastral informações realmente relevantes para a análise, essencialmente: cópias de documentos, comprovação de renda e endereço, contracheque, declaração de Imposto de Renda, escritura de imóveis e até mesmo o IPVA. Informações assim são capazes de delinear qual é o poder de compra de um cliente.

É importante manter esse cadastro atualizado. Do contrário, problemas de inadimplência podem ser acarretados. Por isso é importante avaliar continuamente, mesmo os clientes já conhecidos. A situação econômica deles pode alterar, mesmo se tratando de um cliente muito confiável.

Crédito: logicamente, a etapa mais importante da transação. Aqui, conseguimos compreender que o crédito só pode ser concedido de acordo com a análise cadastral feita com os dados coletados anteriormente.

Aqui também se analisa o risco de crédito: o valor de crédito concedido diferentemente a cada cliente, a partir da análise, para executar a venda.

Cobrança: mesmo com as demais etapas sendo executadas da forma mais cuidadosa possível, há o risco de não haver o pagamento ou dele acontecer com atraso. Afinal, todo bom pagador é um possível inadimplente. Para não comprometer o lucro da empresa, alguns procedimentos podem ser adotados, tendo sempre como base o Código de Defesa do Consumidor. Exemplo: aplicar multas ou juros como penalidade ao não pagamento - imprescindivelmente alertando o cliente sobre isso, antes de registrá-lo em órgãos de proteção ao crédito.  

Cada empresa deve adotar sua política de cobrança de acordo com o perfil dos seus clientes. Porém, é importante ressaltar que, quanto maior a eficiência na análise cadastral, melhor será a concessão (em termos de satisfação do cliente e de lucro para empresa) e menor a necessidade de cobrança.

O tempo investido na elaboração dessas três etapas, pode garantir o sucesso das vendas, uma vez que a eficiência nesse processo evita a inadimplência. Tudo isso somado à parceria com um ótimo sistema de análise de concessão de crédito. Conheça aqui o melhor!

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