Dicas importantes para não sofrer fraudes

Dicas importantes para não sofrer fraudes

Um estudo inédito feito pela Serasa Experian expôs o perfil dos brasileiros com maior propensão a sofrer com o roubo de identidade, fraude em que dados pessoais são usados criminosamente para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito. De acordo com o estudo, os homens com idade entre 25 e 59 anos, renda de até dois salários mínimos (classe D) e moradores da região Sudeste do país são o principal alvo dos fraudadores.

O fornecimento de dados às pessoas desconhecidas é mais comum do que se imagina, pois aparentemente todos têm boa índole quando se apresentam para ajudar quem precisa de um serviço. No estudo, ficou claro que os setores com mais ocorrência de fraude são: emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos (varejo), compra de celulares com documentos falsos ou roubados, abertura de conta e empresas e compra de automóveis.

Dicas para evitar fraudes:

PROTEJA SEU CPF DOS FRAUDADORES: monitore sempre seu CPF e confira se o seu nome está limpo, se alguma empresa consultou seu nome e tudo o que ocorre com seu CPF. Também tenha o máximo de cuidado com os seus documentos, quem os perde tem uma chance muito maior de ser fraudado;

SAIBA COM QUEM ESTÁ NEGOCIANDO: é necessário conhecer quem é a empresa com quem está falando, se possui dívidas vencidas, sofreu ações judiciais e indícios fraudulentos;

SILÊNCIO VALIOSO: não fale o número de seus documentos sem justificativa ou para muitas pessoas. A fraude ocorre das formas mais inesperadas, então forneça-os apenas quando necessário e para pessoas de índole conhecida.

O crédito que você concede hoje trará lucro amanhã?

A qualidade de suas análises é o que garante a liquidez do seu negócio. Mais crédito, menos riscos.