Fatores emocionais são o principais motivos que levam os brasileiros a consumir sem planejamento. Os motivos para a ansiedade variam de acordo com a faixa de renda.
Nas classes A e B, a ansiedade em relação a eventos que se aproximam, como festas, jantares e viagens, representa o principal motivo para as compras sob impulso. Já os consumidores das classes C e D, no entanto, estão insatisfeitos com a própria aparência e a necessidade de exibir um estilo de vida não condizente com a renda.
O estudo, desenvolvido pelo SPC Brasil, detectou ainda que o brasileiro, apesar de se considerar preparado, não sabe lidar com o próprio dinheiro.
Apesar da piora de alguns indicadores econômicos nos últimos meses, como o aumento do desemprego, elevação dos juros e tributos, entre outros fatores, vale reforçar uma dica muito importante que demos no texto 6 formas de fugir da inadimplência em 2015: conheça muito bem o seu cliente e evite conceder crédito para pessoas que já são inadimplentes.
Consulte, sempre que possível, um SaaS como o Ibracred. O serviço, que conta com busca avançada e acesso a mais de 200 fontes de informação públicas e tarifadas, tem uma resposta muito rápida frente às mudanças na árvore de decisões.
Outro aspecto importante é ter o histórico do cliente sempre em mãos, pois dessa forma é possível diferenciar os pagadores dos não-pagadores.
A qualidade de suas análises é o que garante a liquidez do seu negócio. Mais crédito, menos riscos.