Em meio à crise, o que é um bom investimento para empresas?

Em meio à crise, o que é um bom investimento para empresas?

A garantia de estabilidade que é almejada por muitos brasileiros com a abertura de um negócio próprio, se tornou ameaçada pela crise econômica de 2015. Pois mesmo as grandes corporações, já há décadas firmadas no mercado, sofreram impacto com a crise. Tudo isso traz à tona a visão de que é preciso mais esforço para empreender.

A falta de planejamento e a gestão deficiente são responsáveis pelo fechamento de 25% das empresas após o primeiro ano de atividade e motivo pelo qual mais de 50% não chegam a completar cinco anos, segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE – SP). Ainda como reflexo desse déficit, percebe-se que não há a habilidade de empreender - embora haja muito conhecimento sobre o segmento das empresas recentemente abertas.

Dentre as dúvidas dos novos empresários, estão: qual a melhor linha de crédito a seguir e qual o melhor investimento para o início dos negócios. Quanto a isso é importante que empresário entendas as seguintes premissas:

- A primeira fonte de recursos está dentro da própria empresa;

- Antes de captar recursos externos, deve-se analisar com cuidado os principais custos e despesas da empresa e fazer a captação com disciplina e firmeza;

- Negociar descontos e aumentar os prazos com fornecedores pode valer muito a pena.

Sobretudo, é importante compreender que investir é uma decisão estratégica da empresa. E, levando em conta o atual cenário econômico, vale estudar os investimentos em vendas e na valorização do capital humano - aliados ao bom planejamento financeiro.

O crédito que você concede hoje trará lucro amanhã?

A qualidade de suas análises é o que garante a liquidez do seu negócio. Mais crédito, menos riscos.