O risco de crédito e as definições do tipo de crédito

O risco de crédito e as definições do tipo de crédito

O risco de crédito é algo que está presente no cotidiano de qualquer empresa, seja uma empresa da área financeira ou de serviços, comercial ou industrial, é importante fazer análises acerca do risco de crédito dos seus clientes.

Definição de risco de crédito: possibilidade de perdas causadas pelo não pagamento de valores contratados, em decorrência da incapacidade econômico-financeira dos clientes. Esse risco tem relação com fatores internos e externos da empresa, que podem prejudicar o pagamento do montante de crédito concedido.

Importante ter conhecimento sobre as definições dos tipos de crédito, como os seguintes:

O risco de crédito e a venda ao público

A confiança gerada entre empresa e cliente, muitas vezes, é a base para a avaliação do risco de crédito nas pequenas e médias empresas. Com isso, o risco de crédito é agravado, pois a análise da capacidade de pagamento é muito superficial. Em empresas de maior porte, a parceria com instituições financeiras ou entidades especializadas na concessão de crédito dá origem a linhas de crédito especiais - neste caso, é a entidade responsável pelo crédito quem avalia o risco do cliente. Em todos esses casos, os prazos médios de pagamento são, normalmente, reduzidos.

O risco de crédito e a venda a empresas

À partida, a avaliação do risco de crédito conta com um maior número de indicadores (demonstrações financeiras, histórico de crédito da empresa, informações recolhidas pelos próprios vendedores junto ao cliente, notícias publicadas pela imprensa de negócios, etc). Diferentes dos praticados na venda de créditos a particulares, os prazos médios de pagamento são mais flexíveis.

Crédito concedido por instituições financeiras

Para avaliar o risco de crédito, as instituições financeiras fazem uma análise aprofundada, quer seja para empresas ou pessoas físicas. Também possuem produtos de crédito diferenciados para cada um dos segmentos de clientes (por exemplo: linhas de crédito à habitação, de crédito pessoal, etc).

A ficha de crédito é base de avaliação para o risco de crédito para particulares. Os clientes com um risco de crédito mais elevado, por conta do baixo nível de rendimentos, por exemplo, podem contar com fiadores ou outras garantias de pagamento, como bens que estejam no nome do titular.

Quando se trata de empresas como clientes, a análise do risco de crédito é ainda mais exaustiva. A instituição de crédito avalia o risco de crédito também com base numa ficha concebida especialmente para empresas, que inclui informações relevantes como as demonstrações financeiras, relatórios financeiros e histórico de crédito.

Toda empresa deve gerenciar bem riscos. Dentre as medidas para diminuir a incidência, está contar com um excelente sistema de análise de concessão de crédito. Por isso, você deve conhecer o Ibracred, saiba mais.

O crédito que você concede hoje trará lucro amanhã?

A qualidade de suas análises é o que garante a liquidez do seu negócio. Mais crédito, menos riscos.